quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Recomendação #14: The United Sacred Harp Convention

The United Sacred Harp Convetion- the Alan Lomax recordings 1959
por Luca Szaniecki Cocco

Uma recomendação musical por semana...


Esse não é um álbum convencional pois se trata de uma gravação ao vivo de um coral de “Sacred Harp”. Para quem não é familiar com esse termo, Sacred Harp é o nome de um gênero musical originário do sul dos Estados-Unidos. É considerado um gênero religioso, assim como o gospel negro.

Só para explicar um pouco, Alan Lomax é um conhecido “folkorista” americano, conhecido por suas gravações de músicas “folk”, tanto americanas quanto inglesas ou escocesas. Ele também era músico mas ficou principalmente conhecido por essas lindas gravações, herdadas de sua paixão pela música “folk”: o blues, o folk escocês ou o sacred harp, neste caso.

Ouvi falar desse álbum em um vídeo e fui escutar por pura curiosidade. É chocante como esse álbum me marcou. Todas as músicas são a capela porém nunca vi nada igual. A divisão dos cantores em 4 grupos, baixos, tenores, altos e sopranos, é simplesmente incrível e cria um ambiente magnifico. Uma especie de cacofonia ao mesmo tempo caótica e maravilhosa. Ao escutar pela primeira vez fiquei simplesmente encantado. Não há muito o que falar dessa pouco conhecida obra de arte além de: a música é pura felicidade, energia, potência. Hoje em dia escuto-o sempre que estou triste pois ele me enche de paixão. Escutem com atenção: um head-phone seria o ideal já que não temos como presenciá-los ao vivo (uma experiência que deve ser ainda mais incrível).

É meio difícil convencer alguém a escutar música religiosa porém, gostando ou não, acho que esse álbum é capaz de marcar qualquer um. Ele é marcante não somente pela incrível habilidade do coro e de sua cacofonia melódica, mas por sua autenticidade.


Deixem seus preconceitos de lado e vão escutar esse álbum

Nenhum comentário:

Postar um comentário