sexta-feira, 10 de maio de 2019

Recomendação #23: Raconte-moi


Raconte-moi - Stacey Kent
Por Elisa Capdeville

Uma recomendação musical quase toda semana...


Stacey Kent é uma cantora norte americana de jazz que lançou seu primeiro álbum em 2007, e três anos depois lançou seu segundo álbum “Raconte-Moi...” do qual vou falar um pouco sobre.
Junto de seu cônjugue Jim Tomlinson, saxofonista, e outros 4 músicos (piano, violão, baixo e bateria), Kent gravou um disco todo em francês, lingua que aprendeu ao longo da vida por causa de seus antepassados. É uma coletânea de covers de músicas já existentes do gênero jazz e bossa nova, todas muito bem escolhidas. A maioria é original da França, mas conta também com uma versão francesa da música “Águas de Março” de Tom Jobim. Foi um dos maiores sucessos musicais na França e na Alemanha no ano que foi lançado, e continua sendo apreciado até agora.
O que eu amo nesse álbum é a junção do estilo parisiense e do gingado brasileiro. É como escutar Tom Jobim e Vinícius de Moraes enquanto tomavam um chá na sua varanda de frente para a Torre Eiffel. Bom, nunca tive essa experiência de verdade, mas é o que eu imagino quando escuto “Raconte-moi...”. O instrumental é clássico desses gêneros, e obviamente espetacular, principalmente os solos de saxofone, como na música “L’Étang”, ou de piano em “Au Coin du Monde”. Mas a cereja do bolo é a voz angelical de Kent, uma das vozes mais tranquilas que eu já ouvi e que aquece nossos corações com seu francês fluente e um mero pingo de um sotaque americano muito charmoso. É o álbum perfeito para relaxar o corpo e a mente, e aproveitar o frescor da manhã com um suco ao lado, ou a tarde com uma xícara de chá.
Algo que acho muito fofo na cantora é sua paixão pelo Brasil. Amante de poesia, música e literatura, ela se apaixonou perdidamente pelas obras dos compositores brasileiros, sobretudo Tom Jobim. Depois de seu primeiro show no país em 2008, decidiu que iria aprender português! Quem sabe ela não nos presenteia um dia cantando a versão original de “Águas de Março”?
Até próximas recomendações

Nenhum comentário:

Postar um comentário