quinta-feira, 26 de julho de 2018

Recomendação #9: Devil is Fine


Devil is Fine- Zeal&Ardor
Por Luca Szaniecki Cocco

Uma recomendação musical por semana...



Nunca pensei que um dia fosse recomendar algum álbum de metal. Muito menos de “black metal” ou qualquer outro sub-gênero de metal. Não me entendam mal, admiro muito o gênero e até escuto algumas bandas. Porém, apesar da minha admiração, nunca pensava que um álbum fosse me surpreender tanto pela sua originalidade a ponto de querer recomendá-lo exaustivamente.

Conheci a banda, Zeal&Ardor, quando lançaram o seu segundo álbum neste ano. O álbum me chocou pela sua estranha beleza, algo que, mais uma vez, nunca pensaria em associar à black metal. O escutei mais uma vez e depois procurei o seu primeiro álbum, “Devil is Fine”. Fiquei abismado. Como pode haver tanta qualidade em apenas dois álbuns ?! Escolhi o primeiro álbum para essa recomendação pois acho que é com esse álbum que Zeal&Ardor construiu sua identidade (e também pelo incrível trabalho da capa do álbum).

Mas qual a particularidade de “Devil is Fine” ? Quando perguntei para meu amigo Martim (grande especialista de metal) sobre o gênero da banda, ele me respondeu: “é black metal mas não é”. E é exatamente isso que me surpreendeu e me atraiu. O álbum, na verdade, faz uma perfeita combinação de metal com música negra, como o blues, o spirituals e o gospel. Por mais estranha que pareça essa mistura, a banda a faz perfeitamente bem. É simplesmente incrível. Não tenho palavras para descrever o que senti na primeira escuta.

O álbum é tão heterogêneo mas ao mesmo tempo tão sólido nessa identidade contrastada entre músicas que parecem sair dos campos de algodão, outras com os “growls” do black metal e as que misturam perfeitamente esses dois elementos numa estranha sopa musical.

Não tenho muito mais o que dizer: apenas escutem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário