quarta-feira, 20 de junho de 2018

Recomendação semanal #3: No Shape

No Shape, Perfume Genius
Por Luca Szaniecki Cocco

Uma recomendação musical por semana...




Não conhecia Perfume Genius até eu ver um vídeo fazendo um pequeno comentário sobre o álbum "No Shape", o seu mais recente (sem contar o remix do álbum que acabou de ser lançado). O vídeo era do theneedledrop, um conhecido canal de youtube de música. O conteúdo do vídeo me surpreendeu e me cativou: Anthony Fantano (dono do theneedledrop) não parava de elogiá-lo, o que é bastante raro para os que conhecem o canal. Mesmo assim, não esperava ter gostado tanto assim do álbum. Pensava que seria mais um desses entediantes álbuns de “dream-pop”, mas não foi o caso.


Mike Hadreas ou Perfume Genius constrói um álbum maravilhoso que mistura seus vocais pop/folk (e com toques de glam rock) e baladas de pianos minimalistas e quase ambientes. A produção, porém, transforma esse minimalismo musical em algo bastante orquestral e muito bem escrito e viciante. Honestamente, não sei como esse álbum não foi indicado ao Grammy de melhor produção por causa de sua incrível instrumentalização e sons ambientes de ótima qualidade. Ele foi produzido por Blake Mills, que também é produtor de outras ótimas bandas como Alabama Shakes (também recomendo essa banda que mistura blues rock com punk). O site de música Pitchfork o nomeou melhor álbum novo no mês de seu lançamento (maio de 2017)


Como posso descrever um álbum que parece tão heterogêneo mas ao mesmo tempo parece incorporar uma única identidade ? As músicas evoluem de uma simples combinação de piano e voz como no começo de “Otherside” para um explosão de cores musicais, mágicas e imaginativas na mesma música ou em “Slip Away”. Outras possuem batidas mais eletrônicas, outras mais “orgânicas” (não pude achar um melhor adjetivo). “Wreath” é uma das mais viciantes com seu refrão misturado a um ritmo potente: “I see the sun go down. I see the sun come up”. De entradas bem folk, simples, à passagens orquestrais com violinos e as famosas explosões musicais que até lembram um pouco o novo álbum de Bjork.


Perfume Genius constrói então um album incrivel, que mistura diversos gêneros, capazes de atrair um grande público: trechos de folk, pop, música clássica e até mesmo de música ambiente (os leves sintetizadores de Wreath lembram muito a trilha sonora de Twin Peaks). Cada segundo vale a pena ! Confiram !



Até mais recomendaçoẽs musicais diversas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário