domingo, 27 de maio de 2018

Mars Red Sky

Mars Red Sky Crônica

Por Martim Pereira Gonçalves e Theo Bergougnoux

Uma breve crônica sobre o álbum Mars Red Sky (2011)



Ah! o stoner, que estilo maravilhoso. Que ideia fabulosa de associar rock e drogas. Claro que esta combinação já foi usada no passado mas o stoner rock se inspira dos pioneiros do rock psicodélico dos anos 70 para criar o stoner. Esse gênero aparece nos anos 90 com grupos como Kyuss e Monster Magnet. Musicalmente, esses grupos vão aliar riffs pesados, vocais melódicos, uma grande presença do baixo e uma produção retrô. Abordarão temas como drogas, drogas, drogas e drogas. O stoner vai-se tornar então um dos estilos principais dos anos 90 e sua evolução vai continuar até hoje com Queens of The Stone Age, Fu Manchu...e Mars Red Sky.

Então, para esta primeira crônica, iremos falar de stoner rock com o exemplo do grupo francês Mars Red Sky. Mars Red Sky é uma banda originária de Bordeaux, fundada em 2007 por Julien Pras e Benoit Busser que viria a sair da banda pouco depois. Falaremos então do primeiro álbum de Mars Red Sky,.....Mars Red Sky (nem todo mundo tem tempo para achar um título original) que saiu em 2011 gravado na Espanha.

Podemos facilmente falar que a banda oferece uma mistura de stoner melódico que flerta com um groove psicodélico, (estilos basicamente compostos por pessoas que tomam drogas em excesso) mas para criar algo um pouco mais bárbaro imaginem se os riffs de Led Zeppelin e Black Sabbath fusionado com a distorção pesada de bandas como Fu Manchu, Clutch e Monster Magnet.

Ponham nessa mistura uma boa dose de originalidade e obtém-se Mars Red Sky. A particularidade de Mars Red Sky é de misturar vocais aéreos com riffs bastante “old-school” mas cheios de efeitos (daí a impressão que estamos voando ou estamos viajando com nossos amigos através de um deserto).E ,por causa desta mistura, não podemos classificá-los verdadeiramente no gênero stoner mesmo se muitos elementos do stoner aparecem em sua música, o que o torna muito diferente de qualquer grupo.

A banda vai então nos transportar entre momentos pesados como qualquer bom stoner e momentos lindamente atmosféricos e psicodélicos. Assim, o álbum começa com o melhor título de Mars Red Sky, Strong Reflection. E todos os ingredientes citados antes estão presentes. Um som de baixo tão profundo quanto distorcido, riffs pesados, cheios de efeitos, uma voz espacial com “reverb”, tornando-se o som mais culto de Mars Red Sky. O som é excelente, pesado mas de qualidade com uma linda produção nos vocais e nos solos.

O álbum vai assim variar entre tracks muito acessíveis como Curse, Ways to Rome e momentos puramente psicodélicos em Marble Sky e sobretudo o final The Ravens Are Back, que se termina em riffs quase apocalípticos. Solos sublimados de “reverb” e de “fuzz” vão vir preencher os diferentes títulos. A banda nunca está se forçando e tudo parece natural e até surpreende durante o álbum como no instrumental Saddle Point que representa perfeitamente o torpor de uma viagem no deserto. Os sete títulos são assim perfeitamente complementares, indo de pesado ao atmosférico. Mesmo assim, o álbum consegue ser bastante acessível, aliando essas influências stoner lindamente com suas raízes rock.

Pessoalmente, este álbum é muito importante porque nos fez descobrir uma inteira parte da música, o stoner. E é graças à este álbum que nós passamos horas na internet à procura de grupos desconhecidos de stoner. Mars Red Sky é diverso: hipnótico, paquidérmico, vivo. Tudo explode num Big Bang cósmico que não para de surpreender. Mars Red Sky é um grupo do futuro, jovem, e eles ainda tem o mundo todo para conquistar. Abracem então esta viagem nas planícies de Marte e não sereis desiludidos.

Tracklist :

Strong Reflection
Curse
Falls
Marble Sky
Ways to Rome
Saddle Point
Up the Stairs

The Ravens Are Back 

2 comentários:

  1. Massa. Tenho um ouvido péssimo e paradoxalmente adoro ouvir muita coisa. Vou procurar essa banda Mars Red Sky, adorei o começo do texto, quando vocês dizem que o stoner eh um estilo maravilhoso. Meus ouvidos desejaram se maravilhar. Vou ficar ligada em vocês. Beijo grande, parabéns pela iniciativa, Sindia.

    ResponderExcluir
  2. Na mesma linha, recomendo uma ótima representante do stoner brasileiro (que inclusive já excursionou com a Mars Red Sky): a Rinoceronte, power trio gaúcho que carrega na sonoridade setentista com letras lisérgicas. Vale a pena prestar a atenção, os dois discos da banda são fortes. https://www.youtube.com/watch?v=HSIOz46QrQQ

    ResponderExcluir